DEPOIS DE 41 ANOS, ANTÔNIO FIDELIS SCHMITZ SE DESPEDE DA VIDA DE COMERCIANTE

  • Jantar de despedida reuniu muitos amigos na sexta-feira, em Nova Candelária

    Assunto: Geral  |   Publicado em: 09/03/2018 às 08:35   |   Imprimir

Um local de amigos e encontros, de jogar canastra, tomar uma cerveja gelada e saborear o tradicional prensadinho de salsicha. Foi assim, que o Bar do Fidelis, desde 1977, tornou-se um ponto conhecido do município de Nova Candelária.

Foi no dia 14 de junho de 1977 que Antônio Fidelis Schmitz ao lado de sua esposa Lucia, resolveram alugar o salão paroquial de Nova Candelária e trabalharem como ecônomos. A partir de então, junto ao salão inauguraram o Bar do Fidelis, repassando parte das vendas e dos lucros para a comunidade católica, proprietária do estabelecimento.

Na época, Fidelis, como é conhecido no município, não deixou a roça de lado, continuou plantando, porém, em menor escala. “Foi uma época de muito trabalho, pois haviam muitos casamentos, até três por semana”, disse Fidelis. Ele ainda ressalta que no local, aconteciam festas particulares, da comunidade, reuniões, casamentos e inclusive velórios, o que fazia com que o salão estivesse sempre movimentado.

Em conversa com Antônio, ele comenta que estar rodeado de amigos é a melhor parte de se trabalhar neste ramo. “Sempre digo que ter um bar é como lidar com o clima, havia dias de muitos trovões, e outros, de muito sol. Dias de muitas discussões entre clientes, ânimos elevados, mas no outro dia, o sol já brilhava”, destaca Fidelis, relembrando aos risos de episódios em que presenciou durante os anos de trabalho.

Em 2001, Fidelis resolveu construir seu próprio prédio, com apartamentos e abaixo, o seu bar, pois não pensava em parar tão cedo. Hoje, com 67 anos, optou por diminuir seu ritmo de trabalho e alugou o local para o casal Valdecir e Carla Majolo, que garantem dar continuidade ao trabalho de anos, mantendo a boa clientela e com certeza, buscando as melhorias necessárias.

Antônio Fidelis, diz que agora passará a ser cliente, continuará jogando a tradicional canastra, cuidando de sua terrinha, da horta de casa e mantendo contato com aqueles que conviveu anos e que com certeza, fazem parte da família Fidelis.

 

 

 

 

NO VÍDEO, AS LEMBRANÇAS DE QUANDO O BAR DO FIDELIS ENCONTRAVA-SE INSTALADO JUNTO AO SALÃO PAROQUIAL:

https://www.facebook.com/municiapiodenovacandelaria/videos/pcb.1278162295662046/1278160832328859/?type=3&theater
 

 

Por: Dalvane Rafael - Jornalista e Assessor de Comunicação da Pref. de Nova Candelária. MTB 19061/RS.