EMATER/RS-ASCAR E EMBRAPA REÚNEM-SE EM NOVA CANDELÁRIA

• A busca por novas tecnologias para a utilização de dejetos e a preservação do meio ambiente foram os assuntos principais do encontro

Assunto: Geral  |   Publicado em: 17/04/2018 às 08:17   |   Imprimir

Na última terça-feira, 17 de abril, a equipe da Emater/RS-Ascar de Nova Candelária e demais representantes regionais, receberam para uma capacitação técnica os profissionais da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Na ocasião, os presentes passaram por uma atualização profissional, com base no trabalho acerca da suinocultura.

No encontro, duas temáticas foram fundamentais para a discussão, uma delas tratou a importância e a necessidade das análises de custo para a implementação de novas tecnologias na suinocultura, e ainda, a manutenção e a rentabilidade desta área de trabalho.

A Embrapa está vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que volta seu olhar ao desenvolvimento rural e à melhoria da qualidade de vida da população brasileira. É visando esta melhoria, que desenvolveram um dia de conhecimento a respeito da sinergia das atividades, buscando sempre o incentivo aos produtores para trabalharem de forma econômica e ecologicamente correta, como por exemplo, a implantação de pastagens perenes para a aplicação de dejetos da produção suinícola.

Na ocasião, os profissionais da Emater puderam destacar quais as principais demandas a respeito da suinocultura regional. Sendo assim, as dúvidas são encaminhadas ao Centro de Pesquisa da Emprapa – Suínos e Aves, do município de Concórdia, para buscar as melhores soluções aos questionamentos.

Com as propostas trazidas pela Embrapa, os suinocultores serão incentivados e auxiliados a valorização do esterco produzido pelos suínos, isto de forma não prejudicial a natureza, o que acarreta na diminuição de custos à produção agrícola e na substituição de adubo mineral pelos dejetos produzidos na própria propriedade.

A partir de agora, a Emater trabalhará em parceria com a Embrapa e uma família de suinocultores de Nova Candelária, para a implementação dos sistemas apresentados e o estudo dos mesmos, para posterior ampliação a demais munícipes, oferecendo suporte técnico visando sempre o aumento da qualidade de produção.

Por: Dalvane Rafael - Jornalista e Assessor de Comunicação da Pref. de Nova Candelária. MTB 19061/RS