INFORMATIVO DA PREFEITURA DE NOVA CANDELÁRIA

• Confira na matéria informações sobre o Programa Saúde na Pele

Assunto: Geral  |   Publicado em: 23/07/2018 às 08:32   |   Imprimir

Pedidos de Mudas: Já estão sendo realizados os pedidos de mudas de eucalipto Clonado e Simples, Erva Mate e Kiri. Os pedidos devem ser realizados até o final deste mês, na Secretaria da Agricultura.

Sementes Forrageiras: Ressalta-se aos agricultores que fizeram pedidos de sementes de Aveia e Azevém, devem se dirigir até a Secretaria da Agricultura para assinar o contrato.

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

O CRAS está recebendo doações de móveis e utensílios domésticos que estejam em bom estado de conservação, destinados a uma família que solicitou auxílio.

A partir de segunda-feira, 23 de julho, até o dia 06 de agosto, não haverá atualização do cadastro único.

As atividades dos grupos do CRAS voltam à tradicional rotina no dia 30 de julho.

SECRETARIA DE SAÚDE

A partir de terça-feira, 24 de julho, o Dr. Márcio estará em férias, retornando os atendimentos no dia 13 de agosto.

Na quarta-feira, 25 de julho, o grupo 5 terá encontro.

Na quinta-feira, 26 de junho, o grupo de Hiperdia terá encontro na localidade de Linha Fátima.

PROGRAMA SAÚDE NA PELE

Em Nova Candelária o Programa Saúde na Pele consiste na distribuição gratuita de protetor solar para mais de 530 famílias cadastradas, devido ao trabalho excessivo ao sol. É um programa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul em parceria com os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STRs) e as Secretarias Municipais de Saúde, que possibilita a proteção dos agricultores que trabalham ao sol, garantindo uma melhor qualidade de vida às famílias rurais.

Os STRs são responsáveis em preencher os formulários necessários, bem como, anexar a documentação que comprove que o solicitante seja de fato agricultor familiar, residente no município onde solicita a sua inclusão no programa.

Após a documentação estar pronta (preenchida e assinada) é enviada à Secretaria Municipal da Saúde onde o responsável farmacêutico (a) insere os dados no sistema do programa. Posteriormente, o (a) agricultor (a) aguarda a liberação do protetor, que é retirado junto a Farmácia da Unidade Básica de Saúde de seu município.

Cada grupo familiar indica um representante para ser o responsável em fazer a retirada do protetor. “Ressaltamos que, na primeira retirada cada grupo familiar recebe uma relação com as datas informando de quando deverá realizar a próxima, que deve ser efetuada dentro do mês de competência informado no documento, caso não o faça, perderá o direito do filtro naquele mês”, destacou Lucineia Muller, Secretária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Candelária.

COMO FAZER PARA TER ACESSO AO PROGRAMA?

O agricultor familiar que deseja se cadastrar ao programa deve comparecer ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais e fazer um cadastro de todos os membros do grupo, ou seja, aqueles que desempenham atividades agropecuárias diariamente. Após, o cadastro é enviado para a Secretaria Municipal da Saúde, que se encarregará de fazer a distribuição e o controle do protetor. Serão entregues 3 filtros solares ao ano para cada membro cadastrado, ou seja, um frasco de 4 em 4 meses.

QUEM TEM DIREITO A INSCREVER-SE?

Têm direito a solicitar o protetor solar os agricultores familiares, ou seja, aqueles que de fato estejam exercendo atividade rural, incluindo neste grupo filhos (maiores de 14 anos) de agricultores rurais que estejam juntamente com seus pais exercendo atividade agrícola na propriedade. Destaca-se que, além da exigência anterior, é necessário que o beneficiário esteja enquadrado no Pronaf, uma vez que, a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) é um dos documentos exigidos no momento da realização do cadastro.

Por: Dalvane Rafael - Jornalista e Assessor de Comunicação da Pref. de Nova Candelária. MTB 19061/RS.