EMATER DE NOVA CANDELÁRIA REALIZA PALESTRA SOBRE USO DE PLANTAS MEDICINAIS

  • Evento foi organizado pela Emater/RS-Ascar

    Assunto: Geral  |   Publicado em: 17/10/2018 às 17:47   |   Imprimir

uso de plantas medicinais é tão antigo quanto a história da humanidade, mas saber conservar e usar cada tipo é fundamental para garantir que alcance o resultado esperado.

Muitas receitas são cultivadas, cada uma com suas particularidades e resultados diferenciados. Pensando nisso, a Emater/RS-Ascar organizou para a quarta-feira, 17 de outubro, uma palestra sobre o uso de plantas medicinais.

Inicialmente, a Assistente Técnica Regional Social Lisete Primaz falou sobre energização, positividade e visão de mundo. Após, o Médico Veterinário Jorge Lunardi deu início as atividades, falando sobre plantas medicinais, realizado o reconhecimento de diversas espécies, indicações e formas de uso. Logo após, os participantes iniciaram a troca de plantas, chás e folhas, fazendo a identificação do tipo e da funcionalidade das mesmas.

A atividade realiza foi pensada e organizada pela Extensionista Social Ana Carolina Schittler da Emater/Rs-Ascar de Nova Candelária, sendo oferecida gratuitamente aos participantes. Confira duas receitas realizadas durante a atividade:

 

AZEITE DE OLIVA COM PLANTAS

 

Ingredientes: 1 garrafa de azeite de oliva; 1 colher de chá de pó de açafrão da terra ou cúrcuma, 1 colher de chá de cominho em pó; 1colher de chá de levedo de cerveja; 1 colher de chá de tomilho; 1 colher de bicarbonato de sódio; 1 colher de chá de gengibre; 1 colher de chá de canela; 1 colher de chá de catuaba; 1 colher de chá de Marapoama.

Em uma garrafa, adicione o azeite de oliva e as plantas desejadas. Deixe repousar por uma semana. Agite a mistura antes de tomar. Beba de 1 a n colheres de sopa, em jejum.

 

FLORAL

 

Em um copo de vidro transparente, coloque pétalas de flores colhidas de manhã cedo, cobrir com água e deixar um dia no sol.

Pode ser usada flores de: limão, bergamota, laranja, lima, pitanga, pessegueiro, jasmin, cobrina, jurubeba, pessegueiro, mata-campo, sabugueiro, capuchinha, rosa vermelha, dente-de-leão. Pode-se usar, conjuntamente, em torno de até 10 plantas.

Após um dia no sol, coar e adicionar na mesma proporção desta água coada, um conservante como vinagre de maçã, cachaça ou álcool de cereal. Esta é a tintura mãe e pode ser conservado como reserva energética com validade de dois anos. Guardar em um vidro escuro ou enrolar o vidro com papel, em local seco dentro de armário.

Quando quiser usar, pegar um frasco de conta gotas, colocar 20 ml de água, mais 5 ml de conservante usado na matriz (ou 10 gotas de própolis) e adicionar em torno de 10 gotas da tintura mãe que ficou no vidro escuro. Agitar para misturar antes de tomar. Tomar 5 gotas 3 vezes ao dia.

 

Por: Dalvane Rafael - Jornalista e Assessor de Comunicação da Pref. de Nova Candelária. MTB 19061/RS.