USO DE AGROTÓXICOS E OS RISCOS PARA A SAÚDE

  • Palestra em Nova Candelária visa informar sobre o uso seguro de agrotóxicos

    Assunto: Geral  |   Publicado em: 12/11/2018 às 08:46   |   Imprimir

De acordo os dados publicados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Brasil, desde 2009, é o maior consumidor mundial de agrotóxicos, respondendo sozinho por 86% da utilização destes produtos em toda América Latina.

Alergias, feridas e doenças como o câncer estão cada vez mais presentes na vida de quem utiliza agrotóxicos no dia a dia, pois eles afetam a saúde dos consumidores, moradores do entorno de áreas de produção agrícola e impacta diretamente na saúde de toda a população brasileira.

Pensando nisso, a Administração Municipal de Nova Candelária, por meio das Secretarias da Saúde, da Agricultura, da Emater/RS-Ascar e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com o apoio da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação através dos Fiscais Agropecuários, convidam a todos para participarem de uma palestra sobre o uso de agrotóxicos e os riscos para a saúde.

Será no dia 27 de novembro, no Centro Multiuso, a partir das 13h30min, com a abertura oficial do evento. Logo após iniciam-se os trabalhos que abordarão diversos aspectos.

Inicialmente, ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Cleiton Douglas Saggin e pela Engenheira Agrônoma Aline Lôndero, Fiscais Agropecuários da Secretaria Estadual da Agricultura, haverá uma palestra sobre a compra dos agrotóxicos, a armazenagem, a aplicação e o destino das embalagens.

A partir das 14h30min, a palestra abordará os riscos dos agrotóxicos para a saúde da população, com a Dr. Virginia Dapper, médica no Centro de Referência do Trabalhador de Porto Alegre.

Destaca-se que os produtores que utilizam agrotóxicos e não participarem das palestras, estarão sujeitos a visitas de fiscalização dos Fiscais Agropecuários da Secretaria Estadual da Agricultura Pecuária e Irrigação.

Participe e colabore para a proteção da sua saúde, de seus familiares e de seus vizinhos.

 

Por: Dalvane Rafael - Jornalista e Assessor de Comunicação da Pref. de Nova Candelária. MTB 19061/RS.