18 DE NOVEMBRO – DIA NACIONAL DOS CONSELHEIROS TUTELARES

  • Conselheiras Tutelares de Nova Candelária emitem nota explicativa sobre suas atribuições

    Assunto: Geral  |   Publicado em: 19/11/2018 às 08:08   |   Imprimir

No dia 18 de novembro comemorou-se o dia do Conselheiro Tutelar, data que celebra, de fato, uma devoção, a doação para com uma das mais nobres causas da vida humana. O Conselheiro tem como algumas de suas características mais marcantes a disponibilidade permanente, a assunção de um sentimento paternal e maternal e a disposição para tutelar e zelar por crianças e adolescentes que foram ameaçados ou que tiveram seus direitos violados.

Mas talvez você deva estar fazendo a seguinte pergunta: Para que serve o Conselho Tutelar de minha cidade, se o que vemos é crianças e adolescentes usando drogas, roubando, não respeitando os pais e professores e causando todo tipo de desordem? Primeiro, é válido salientar que os conselheiros tutelares não possuem poder de Polícia sobre crianças e adolescentes. Depois, é importante ressaltar que para cada ação de um conselheiro, é necessária uma “retaguarda”, para que seja cumprida sua decisão.

Portanto, cuidar das crianças e dos adolescentes não é um dever exclusivamente do Conselho Tutelar, mas sim, de todas as pessoas socialmente responsáveis. Desta forma, destaca-se a importância de comunicar ao Conselho Tutelar, situações de violação dos direitos das crianças e adolescentes, para que as devidas providências sejam tomadas.

Por último, reafirma-se que o Conselho Tutelar não substitui outros serviços públicos, muito menos a responsabilidade dos pais e de toda a comunidade. Parabéns a todos que exercem está importante função.


Por: Conselho Tutelar de Nova Candelária/Assessoria de Comunicação.