Nova Candelária vive “dia D” de combate ao mosquito Aedes Aegypti

• Todos os domicílios da área urbana foram visitados e vistoriados por voluntários da Administração Municipal.

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 15/02/2016 às 14:34   |   Imprimir

As atividades do “Dia D” começaram cedo no sábado (13). Cerca de 60 pessoas envolveram-se diretamente na campanha contra o mosquito aedes aegypti na cidade de Nova Candelária. Na primeira parte da manhã os servidores públicos, funcionários da Emater/RS-Ascar, das escolas e demais voluntários receberam orientações da Secretária de Saúde Simone Wille e do Prefeito Carlos Alberto Dick.

Os voluntários foram divididos em grupos que logo se espalharam pela cidade com o objetivo de fiscalizar as residências urbanas. Até as 15h da tarde mais de 700 domicílios da área urbana foram visitados pelas equipes que também distribuíram material informativo e orientaram a população sobre as doenças que o mosquito transmite, diferenças entre dengue, chikungunya e zika. Representantes da Coordenadoria Regional de Saúde acompanharam de perto a ação no município. Em todo o país o “Dia D de mobilização contra o mosquito aedes aegypti” ganhou a atenção das pessoas, da imprensa e também das Forças Armadas.

Em Nova Candelária, mesmo com um nível médio de infestação, 2,9 (o ideal seria um índice de 0,5, conforme o número de domicílios), não há casos de nenhuma das três doenças transmitidas pelo inseto. Servidores públicos e agentes municipais de saúde vistoriaram as residências para identificar possíveis focos de mosquitos.

O aedes aegypti procura principalmente a água limpa e até uma tampinha de garrafa pode servir para ele depositar seus ovos. Munidos de sacos plásticos, os voluntários fizeram o recolhimento de lixo no pátio das residências, caixas d’água foram tampadas, potes e outros objetos similares foram colocados de ponta cabeça para não acumular água.

Nova Candelária ainda não registrou nenhum caso de dengue mas já foram encontrados focos do mosquito aedes aegypti. A intenção da campanha, além de identificar possíveis focos, é que cada munícipe assuma a tarefa de combater o inseto.

A batalha continua

A ação de sábado foi uma das etapas da campanha, que no município de Nova Candelária incluiu ainda o mapeamento de locais críticos que serão acompanhados de perto a partir desta semana.

Outra etapa que está sendo organizada pela Secretaria de Saúde é a mesma atividade do final de semana que será realizada nas comunidades do interior do município. O objetivo é visitar todas as residências do município, e para isto, um cronograma de visitas está sendo elaborado para tão logo, vistoriar os domicílios da zona rural.

Casos pontuais

Em algumas residências os voluntários encontraram muito lixo depositado e, claro, criadouros de mosquitos com larvas. Estes casos receberam alerta e terão o acompanhamento especial de um agente de endemias.

Também houve um caso de resistência em que um morador impediu que a equipe de combate ao mosquito vistoriasse seu terreno. Em todas as residências, as equipes apenas adentravam com a autorização do proprietário.

A Secretaria de Saúde agradece a todos os munícipes que foram receptivos e receberam os agentes em suas casas e também pede para que os resistentes recebam quem pode orientá-los e auxiliar no combate ao mosquito.

Outro agradecimento é estendido ainda aos mais de 50 funcionários da Administração Municipal de Nova Candelária, representantes da Emater/RS-Ascar e demais pessoas que participaram voluntariamente deste dia de ação.

Dengue, Zika e Chikungunya: a responsabilidade é sua! Tenha alguns cuidados para evitar que o mosquito se reproduza:

- Feche caixas d'água, tonéis e latões
- Limpe os bebedouros de animais
- Guarde garrafas vazias e outras embalagens de ponta cabeça
- Guarde pneus sob abrigos
- Mantenha desentupidos ralos, canos, calhas e toldos
- Não acumule água nos vasos e “pratos” de plantas, se for necessário, preencha-os com areia
- Coloque embalagens de vidro, lata e plástico em lixeiras fechadas
- Mantenha a água da piscina tratada
- Verifique se os ralos estão desentupidos e, se não estiver usando, deixe-os fechados ou com telas
- Observe a bandeja externa de água na parte de trás da geladeira

Fotos: Maira Dill/Assessoria de Imprensa.