ENTENDA O PROCESSO DE DOAÇÃO DE SANGUE E SEJA DOADOR

  • Nova Candelária alcançou as expectativas do Hemocentro de Santa Rosa

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 10/01/2018 às 08:25   |   Imprimir

O mês de janeiro teve em sua primeira semana uma demonstração de solidariedade por parte da comunidade nova-candelariense. A campanha de doação de sangue realizada no dia 05 de janeiro reuniu muitos dispostos a colaborar, alcançando a expectativa e o objetivo do Hemocentro de Santa Rosa, que foi de 70 doadores.

Este tipo de campanha é comum em todos os municípios, na busca por aumentar a quantidade de bolsas de sangue em seu banco de armazenamento e a diversidade de tipos sanguíneos. Diariamente muitas pessoas são internadas por doenças ou acidentes e necessitam de transfusão sanguíneas, um procedimento em que a principal demanda é o sangue, que não pode ser substituído por nenhum outro produto, dependendo, portanto, da solidariedade das pessoas.

Pesquisas confirmam que é possível salvar até quatro vidas em apenas 40 minutos com a doação de sangue, mas menos de 2% da população brasileira realiza o ato solidário. Muitas vezes o processo é permeado de mitos e inverdades, a respeito da triagem, do preconceito ou das dúvidas a respeito de quem pode ou não, ser doador. Confira de forma resumida o passo a passo da doação de sangue e seja um voluntário.

 

  1. Quem pretende ser um voluntário deve se dirigir a um hemocentro ou ficar atento as campanhas realizadas em seu município, ou redondezas. Ter consigo um documento de identificação e estar ciente de todos os requisitos e impedimentos, temporários e definitivos, para a realização do processo. No local de doação, é preenchido um cadastro pessoal.

 

  1.  São realizadas triagens clínicas e hematológicas para checar a pressão arterial, os batimentos cardíacos, o peso, a temperatura corporal e até mesmo a quantidade de hemácias no volume total de sangue, determinando ou não a anemia. Para isso, basta um furinho no dedo e uma gota do líquido. Em caso positivo, o indivíduo não estará apto a doar.

 

  1. Em uma entrevista, analisam-se antecedentes patológicos e fatores de risco que impedem o procedimento. Há casos de doenças não detectadas pelos exames de sorologia ou que estejam ainda em janelas imunológicas, ou seja, no intervalo de tempo entre a infecção pelo vírus e a produção de anticorpos que confirmam a patologia. “Esse período, hoje, foi bastante reduzido pelos testes de última geração, como o NAT (teste de biologia molecular) para hepatite C e HIV. Claro que isso não exclui a necessidade de uma checagem criteriosa e bem-feita. Portanto, é muito importante ser sincero em todas as respostas, evitando incidentes nas etapas de doação e transfusão sanguíneas. Em casos de constrangimento no momento das perguntas, o voto de autoexclusão pode solucionar o problema. Após um telefonema confidencial, a bolsa de sangue será desprezada, mesmo que os resultados dos exames realizados sejam negativos.

 

  1.  O passo seguinte é a coleta de sangue e de amostras para tipagem e sorologias. Essa etapa compreende a própria doação e os testes para doenças infecciosas que possam causar riscos ao receptor.

 

APÓS A DOAÇÃO

Depois de colhido, o sangue é fracionado em hemocomponentes e estocado até que os resultados sorológicos para liberação ou desprezo das bolsas sejam confirmados. Se o líquido doado for aprovado em todos os testes anteriores, seu envio e sua transfusão estão autorizados. Durante a coleta, existem procedimentos de identificação das bolsas, componentes e amostras com códigos de barra que acompanharão o sangue até seu destino final.

 

CONSEQUÊNCIAS PARA O DOADOR

O sangue é um tecido renovável e tudo o que foi perdido durante a doação é reposto em até no máximo oito semanas para homens e 12 semanas para mulheres. Por isso, esses são os intervalos mínimos para um novo procedimento.
 

QUEM RECEBE O SANGUE

Os receptores se dividem em dois grupos: Os casos de emergência, que incluem hemorragias decorrentes de acidentes até cirurgias de grande porte, com perda sanguínea acentuada, e os não emergenciais, composto por pessoas que fazem tratamentos prolongados de anemias crônicas, pré-operatórios e prevenção de hemorragias.

 

LEMBRANDO SEMPRE QUE, todos os doadores podem retirar, gratuitamente, após um período determinado pelos postos de saúde, um exame realizado com a amostra do sangue retirado antes da doação.

 

Por: Dalvane Rafael – Jornalista e Assessor de Comunicação da Prefeitura de Nova Candelária. Informações prestadas por Rosane Werlang Schneider, Enfermeira do Hemocentro de Santa Rosa. Fonte de Pesquisa: saude.abril.com.br.

Últimas Notícias sobre Saúde

  • TODOS CONTRA DENGUE
    • 12/03/2024