SECRETARIA DE SAÚDE DE NOVA CANDELÁRIA PROMOVE ATIVIDADE ORIENTATIVA SOBRE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

  • A nível nacional, o maior perfil de infectados por alguma DST é de jovens

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 24/10/2018 às 09:02   |   Imprimir

Apesar do grande volume de informações sobre as DSTs, a parcela mais jovem da população não se atenta à prevenção. Seja por não conhecer alguém doente ou por não acreditar que isso possa acontecer consigo, a camisinha muitas vezes fica em segundo plano. Os efeitos começam a aparecer. Em cinco anos, a Secretaria de Saúde registrou 29 mil novos casos de alguma DST. O alerta é para o perfil dos infectados: jovens entre 20 e 29 anos.

O aumento das doenças preocupa especialistas. Entre os anos de 2010 e 2015, está registrado no levantamento da Secretaria de Saúde 3.010 novas infecções de Aids, 4.290 de sífilis, 6.550 de condiloma (verruga genital) e 3.063 de úlcera genital.

Ações preventivas são importantes aliadas no combate a estes números. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma importante atividade sobre doenças sexualmente transmissíveis, com alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Nossa Senhora da Purificação.

Com foco na prevenção, no diagnóstico rápido e no tratamento, dentre todas as doenças abordadas, a sífilis foi o foco principal da atividade. Ministrada pela Dra. Rosa Maria Neri e Enfermeira Carlise Haupenthal Weber, a ação teve como objetivo alertar para a importância do sexo seguro e saudável, dos cuidados com a saúde e o corpo e de não ter receio de procurar ajuda médica quando necessário, evitando complicações futuras.

Destaca-se que a Unidade Básica de Saúde oferece teste de HIV, Sífilis e outras DSTs gratuitamente, bem como, possui a disposição dos munícipes preservativos masculinos e femininos.

 

Por: Dalvane Rafael - Jornalista e Assessor de Comunicação da Pref. de Nova Candelária. MTB 19061/RS.