Democracia e Saúde

• Convite para a comunidade de Nova Candelária participar da 5ª Conferência Municipal da Saúde

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 26/03/2019 às 13:38   |   Imprimir

As Conferências de Saúde carregam consigo uma representatividade importante num contexto social, pois são momentos direcionados para a avaliação da situação da saúde a nível municipal, estadual e nacional e para a formulação de diretrizes destinadas às políticas públicas neste setor. Reúnem-se para este momento, cidadãos que buscam a defesa da garantia de seus direitos em atenção às necessidades da população, como por exemplo em 1986, durante a 8ª Conferência Nacional, que forneceu as bases para a elaboração do capítulo que disserta sobre saúde na Constituição Federal e para a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).

A cada dia mais, profissionais de diferentes áreas, gestores de saúde, administradores e população em geral reconhecem a necessidade de ações, programas, projetos, pesquisas e políticas públicas que favorecem a qualidade de vida e dignificam a saúde de todos os cidadãos. Ainda em 1986, mudou-se por completo o entendimento sobre a definição de saúde, que na época definia-se como “a ausência de doenças”. A partir de então, condicionou-se a saúde como o resultado das condições de alimentação, habitação, educação, renda, ambiente, trabalho, esporte, lazer, liberdade e acesso aos serviços se saúde.

Devido à importância deste processo democrático, o Município de Nova Candelária convida a toda comunidade para participar da 5ª Conferência Municipal de Saúde, no dia 29/03/2019, a partir das 14h00min no Centro Multiuso. Na ocasião, será avaliada a situação da saúde a nível municipal e levantadas as diretrizes para a formulação da política de saúde que será implementada.

Neste ano, a conferência tem como tema central “Democracia e Saúde – Saúde como direito e consolidação e o financiamento do SUS”. Na oportunidade, serão discutidos três eixos, iniciando com “saúde como direito”, seguindo para a “consolidação dos princípios do SUS” e encerrando com o “financiamento adequado e suficiente para o SUS”.

Destaca-se a importância da participação de toda a comunidade, para que juntos possam ampliar o entendimento sobre as temáticas no município e garantir que os cidadãos tenham o acesso adequado à saúde.