Nova Candelária realizou a 5ª Conferência Municipal de Saúde

• A participação da comunidade possibilita a verificação das necessidades da população

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 01/04/2019 às 08:28   |   Imprimir

Na sexta-feira, 29 de março, foi realizada em Nova Candelária a 5ª Conferência Municipal de Saúde, reunindo autoridades, representantes da Administração Municipal, da Câmara de Vereadores, comerciantes, empresários e comunidade em geral, para discutirem sobre diretrizes, propostas e moções a respeito da saúde pública.

Em busca da defesa de suas garantias e seus direitos, os participantes foram recepcionados e receberam uma fita, de cores diferentes, cada uma representando um eixo temático abordado no decorrer do evento.

Após um breve protocolo inicial seguido da fala do Secretário de Administração e Planejamento Clayton Nunes, o Presidente do Conselho Municipal da Saúde, Roque Wille, realizou a leitura do regulamento da 5ª conferência municipal. Em seguida, a Secretária de Saúde Simone Fuchs Wille deu prosseguimento às atividades, iniciando com a apresentação do tema central, intitulado “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”; e os eixos temáticos: I Saúde como direito, II Consolidação dos princípios do SUS e III Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

Após, os participantes foram distribuídos conforme a cor de sua fita em três grupos, visando a discussão do tema central e dos subtemas/eixos da conferência. Cada grupo nomeou um relator, que realizou a apresentação do relatório final na plenária.

Por fim, foi realizada a escolha dos Delegados, que ficou da seguinte forma:

- Segmento “governo e prestador de serviço do SUS”: Simone Fuchs Wille de titular e Luana Vanessa Wille de suplente;

- Segmento “trabalhador em saúde”: Luciana Gregory Ritter de titular e Angélica Backes de suplente;

- Segmento “usuário”: Arcênio Paulo Grup de titular e Madalena Marmitt Hentges de suplente.

A Conferência de Saúde do município de Nova Candelária teve grande presença da sociedade, a qual atuou na discussão dos eixos temáticos e na elaboração de diretrizes que posteriormente servirão de suporte às políticas de saúde em cada nível de governo. A participação social auxilia a gestão a fim de verificar se as estratégias adotadas estão de acordo com as necessidades da população e se as mesmas estão sendo atingidas em sua totalidade.

O relatório final pode ser conferido por completo e está disponível na Unidade Básica de Saúde de Nova Candelária. Após a Conferência Estadual, estará publicado no site do Conselho Estadual de Saúde.

Mais fotos, no Facebook "PM Nova Candelária".