Secretaria Municipal da Saúde de Nova Candelária alerta para os cuidados com a dengue

• Dias quentes facilitam a reprodução do mosquito

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 10/02/2020 às 13:32   |   Imprimir

Altas temperaturas, dias chuvosos, o aumento significativo do uso de piscinas e outras atividades que envolvam água fazem parte desta época, exigindo ainda mais cuidado com a proliferação do mosquito da dengue.

De acordo com as informações do departamento de endemias da Secretaria Municipal da Saúde, para garantir uma saúde pública de qualidade, executam em Nova Candelária um trabalho continuado que consiste em visitas domiciliares por parte dos agentes, nas quais são colocadas em práticas atividades e ações que contribuam com o combate ao mosquito.

De janeiro a maio, a transmissão pode ocorrer com maior intensidade. É quando o desenvolvimento do mosquito é mais rápido, assim como a transmissão. Os ovos podem permanecer grudados nos recipientes por 450 dias. Nos seres humanos a permanência do vírus incubado pode durar de três a quinze dias. Classificada em tipos como Clássica, Hemorrágica e Síndrome de Choque de Dengue, a enfermidade pode levar a óbito.

Não existe melhor forma de se evitar a doença do que combater os acúmulos de água, que na maioria dos casos encontram-se em domicílios. Cuide do seu quintal e siga as dicas simples para viver sem medo. Faça sua parte!!

1 - Mantenha sempre muito bem tampados: caixas, tonéis e barris de água em sua casa;

2 - Coloque todo o seu lixo de casa em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada. Jamais deixe seu lixo com a tampa aberta ou ao relento, lembrando sempre da importância da separação;

3 - Não jogue lixo em terrenos baldios, pois causa a proliferação de mosquitos;

4 – Ao armazenar garrafas de vidro ou de plástico, é fundamental mantê-las sempre com a boca para baixo;

5 - Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje ou o telhado. O acúmulo de água é a porta de entrada para os mosquitos;

6 - Preencha os pratinhos ou os vasos de planta com areia até a borda;

8 – Em caso de guardar pneus velhos em casa, é necessário retirar toda a água e mantê-los em locais cobertos, sempre protegidos da chuva;

9 – Realize uma limpeza nas calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água;

10 - Lave frequentemente, com a utilização de água e sabão, todos os recipientes que forem utilizados para guardar água. Em média, pelo menos uma vez por semana será o suficiente para proteger contra a proliferação de mosquitos da dengue.

Fonte: UBS Nova Candelária. Por: Dalvane Rafael - Jornalista e Assessor de Comunicação. MTB 19061/RS.