Atividades desenvolvidas durante o mês de outubro no CRAS Viva Bem

• Mais fotos no Facebook da Prefeitura ou na página do CRAS Viva Bem

Assunto: CRAS  |   Publicado em: 13/11/2019 às 09:29   |   Imprimir

No mês de outubro o CRAS Viva Bem de Nova Candelária registrou 128 atendimentos solicitados na recepção, entre cadastro único, benefício eventual, visitas domiciliares, inclusões no cadastro, acolhimentos e solicitações das redes de atentimentos.

Aprender Brincando: As atividades realizadas foram em comemoração ao Dia das Crianças. Desenhar é muito importante para o desenvolvimento, trabalhando a coordenação motora, agilidade, ritmo, percepção espacial e o desenvolvimento da auto expressão. Uma das atividades no mês foi denominada “arte com tinta no papel pardo”, com muita diversão e novas descobertas.  Ainda, foi realizado no Dia das Crianças uma Mostra de Talentos, potencializando as qualidades e talentos de cada criança.

Caminho Suave: No dia 21 de outubro o CRAS promoveu um encontro com os participantes do Grupo Caminho Suave e seus cuidadores/familiares. O encontro integra as ações do PAIF e teve por objetivo fortalecer vínculos familiares e comunitários. Na oportunidade, além de dinâmicas de integração e sensibilização, cada familiar recebeu a fotografia que havia sido registrada anteriormente através de um trabalho voluntário da fotógrafa Bárbara Ten Kathen e que estava cuidadosamente embalada. Ao abrir o pacote, esse tinha o formato de coração. Cada familiar foi convidado a transpor a fotografia para o porta-retrato produzido pelos próprios integrantes do grupo, após, entregá-lo para a pessoa dizendo o que ela significa. Foi um encontro permeado de emoção e alegria.

Viver Feliz: Mulheres do Grupo Viver Feliz visitaram a propriedade do casal José Plínio e Leane Reckziegel, em Sanga Bela, interior de Nova Candelária, onde realizaram um encontro com objetivo de conhecer a propriedade, que possui um jardim todo planejado, com várias flores e folhagens, reutilizando madeiras e troncos da propriedade para floreiras, além de um espaço integrado a casa feito de madeira e móveis rústicos produzidos pelo próprio proprietário, sempre remetendo a cultura gaúcha. A visita serviu de inspiração para as mulheres pensarem novas alternativas para sua própria realidade, levando em consideração que é possível cuidar da propriedade sem um alto investimento financeiro, mas reutilizando o que já tem disponível, usando sua própria mão-de-obra e criatividade.

Educação Financeira: Muito mais que falar em dinheiro, falar em educação financeira é falar sobre qualidade de vida. Através da educação financeira você constrói o seu melhor caminho da prosperidade. Neste sentindo a cooperativa Sicredi, através de sua colaboradora Ângela, abordou o tema “Educação Financeira” com o grupo de Mulheres participantes do Projeto Viver Feliz. Ângela explanou o assunto através de uma palestra, vídeos e posteriormente convidou as mulheres a fazer o Álbum dos Sonhos. Foi um momento de aprendizado para cada participante e de muita emoção ao construir seu álbum dos sonhos! Momento que ficou marcado!

Viver Feliz II: Na tarde do dia 22 de outubro, o Grupo Viver Feliz do CRAS, acompanhado da Secretária de Assistência Social Magali Hentges, da psicóloga Franciéli Brönstrup e da oficineira Vera Ten Kathen, realizou uma visita junto ao Lar do Idoso do município de Crissiumal. Na oportunidade, além de entregarem donativos doados pelo próprio grupo, as participantes tiveram a oportunidade de interagir com os idosos, escutar suas histórias de vida e refletir sobre o processo de envelhecimento, fortalecendo assim laços de solidariedade e afetividade com o próximo.

Coral Melhor Idade: Na quarta-feira, dia 30 de outubro, o Coral Melhor Idade participou do 5º Encontro Microrregional de Canto e Coral em Linha Caçador, interior de Boa Vista do Buricá. Participaram do evento os corais: Melhor Idade, de Nova Candelária; Associação Recreativa Farol da Esperança, de Boa Vista do Buricá; Santa Cecília, da comunidade de Linha Caçador, que sediou o evento; São Gregório, do Centro Cultural 25 de Julho de São Martinho; Flor da Idade, do município de São José do Inhacorá e o Coral Sempre Unidos, de São Martinho.

Melhor Idade e Qualidade de Vida: Para iniciar o mês de outubro, os participantes do Projeto Melhor Idade participaram de atividade de conscientização e prevenção a violência contra o idoso, através de um Bingo e entrega de jornais informativos. No período de outubro e início de novembro os idosos participantes do Projeto Melhor Idade confeccionaram um lindo enfeite de cuia. O Projeto é uma parceria com a Secretaria de Saúde e atende 05 localidades com atividades de artesanato e atividade física.

Mais fotos na página do Facebook da Prefeitura ou do CRAS Viva Bem.